REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE HABITUS RELACIONADO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

Autores

  • Luis Otávio Teles Assumpção UCB
  • Carlo Henrique Golin UFMS - CÂMPUS PANTANAL

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i3.6533

Resumo

O artigo associa a área de Educação Física fazendo uma reflexão sociológica sobre o conceito de habitus relacionado as diferentes práticas de atividades físicas, baseado na teoria de Pierre Bourdieu, os quais são incorporados nesta discussão. O trabalho está orientado numa perspectiva sociológica, mostrando dificuldades em relação as análises puramente individualistas da formação do habitus. O conceito adotado e trabalhado (habitus) envolve inúmeras dimensões coletivas (sociais, culturais, históricas, pedagógicas...) sobre alteração no estilo de vida, especialmente quanto ao incentivo e incremento da prática regulares de atividades físicas. Deste modo, o objetivo do texto foi discutir e contribuir para reflexão sociológica sobre quais seriam os caminhos e a constituição dos hábitos regulares para a realização de atividades físicas. Foi possível indicar aos profissionais de Educação Física uma maior atenção aos múltiplos aspectos que perpassam as questões da criação do habitus, sobretudo quanto as atividades físicas regulares e as suas disposições, adquiridas e consolidadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Otávio Teles Assumpção, UCB

Bacharel, Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professor adjunto da Universidade Católica de Brasília e Processus. Professor-orientador do Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade Católica de Brasilia.Atua no campo da Sociologia Geral e jurídica, Sociologia do Esporte, Sociologia Politica.

Carlo Henrique Golin, UFMS - CÂMPUS PANTANAL

Doutorando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005); Especialista em Educação Física Escolar (2000) e graduado em Educação Física (1999) pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS no curso de Educação Física (Câmpus do Pantana - CPAN) em Corumbá-MS. Líder do GePPan (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Pantanal - UFMS/CPAN).

Downloads

Publicado

2016-09-10

Edição

Seção

Ensaio