TREINAMENTO ESPECÍFICO DE FLEXÃO E EXTENSÃO DO PUNHO NÃO AUMENTOU A FORÇA DE PREENSÃO MANUAL DE IDOSAS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p87-95

Autores

  • Adilson Domingos dos Reis Filho Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)
  • Roberto Carlos Vieira Junior Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)
  • Fabrício Azevedo Voltarelli Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v22i2.4397

Palavras-chave:

BRICS, Antitruste, Desenvolvimento

Resumo

A redução nos níveis de força com o avançar da idade, particularmente, a força de preensão manual, tem sido associada a inúmeros desfechos relacionados à saúde. O presente estudo objetivou verificar o efeito do treinamento específico de flexão e extensão do punho sobre a força de preensão manual em mulheres de meia idade e idosas. O protocolo de treinamento ocorreu durante 24 semanas. Avaliamos a força de preensão manual bem como a força relativa em três momentos: basal (M0), após 12 (M1) e 24 (M2) semanas. Houve aumento do volume de treinamento em todos os exercícios em meia idade e idosas (p<0,05), exceto para a flexão e extensão de punho em idosas (p>0,05). A força de preensão manual direita aumentou entre os momentos M0 e M2 (p=0,03) nas mulheres de meia idade. O treino específico de flexão e extensão de punho pouco contribuiu para o aumento da força de preensão manual em mulheres, especialmente as idosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Domingos dos Reis Filho, Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG); Núcleo de Estudos em Aptidão Física, Metabolismo e Saúde (NAFIMES/UFMT).

Roberto Carlos Vieira Junior, Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG); Núcleo de Estudos em Aptidão Física, Metabolismo e Saúde (NAFIMES/UFMT).

Fabrício Azevedo Voltarelli, Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso; Núcleo de Estudos em Aptidão Física, Metabolismo e Saúde (NAFIMES/UFMT).

Downloads

Publicado

2014-05-21

Edição

Seção

Artigo Original