SOCIOLOGIA DO NOVO CONSTITUCIONALISMO LATINO-AMERICANO

BALANÇO E DESAFIOS

Autores/as

Resumen

Este artigo analisa, sob uma perspectiva sociológica, a emergência e os desafios do Novo Constitucionalismo Latino-Americano (NCLA) nas últimas décadas. Parte-se da hipótese de que os processos constituintes da Venezuela (1999), do Equador (2008), da Bolívia (2009) e de Cuba (2019), bem como os debates constitucionais no Chile, na Colômbia e no Peru, expressam tentativas de ruptura com a herança colonial e eurocêntrica que historicamente marcou o constitucionalismo da região. Por meio de revisão bibliográfica e de análise histórico-comparativa, o estudo discute o contexto colonial de formação da América Latina, a trajetória do NCLA e sua articulação com epistemologias contra-hegemônicas, decoloniais e de matriz popular. Os resultados indicam que esse movimento, ainda embrionário, incorpora a plurinacionalidade, os direitos da natureza e o protagonismo dos movimentos sociais, ao mesmo tempo em que enfrenta a resistência de forças conservadoras e os limites impostos pela forma jurídica no modo de produção capitalista. Conclui-se que a Sociologia constitui instrumento essencial para compreender as contradições e as perspectivas de futuro do constitucionalismo latino-americano.

Palavras-chave: Novo Constitucionalismo Latino-Americano. Sociologia jurídica. Epistemologias contra-hegemônicas. América Latina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Menon, Docente na Universidade Católica de Brasília (UCB) e na Universidade de São Paulo (USP).

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina na Universidade de São Paulo - PROLAM/USP. Realizou o pós-doutorado em Direitos Humanos na Universidade de Salamanca (USAL - Espanha). Graduado e Mestre em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS/PUC-SP) e no Grupo de Trabalho "China e o Mapa do Poder Mundial", do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais - CLACSO, Argentina. Docente no PROLAM-USP e na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Publicado

2026-07-29

Número

Sección

Artigos