Anorexia e bulimia no Twitter: obsessão, controle e desejo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i15.10987

Keywords:

Pedagogia do Esporte, Voleibol, Tênis, Esportes de rede.

Abstract

Comer é um ato de prazer, mas não para quem sofre com a anorexia e a bulimia. Muitas das pessoas que convivem com transtornos alimentares usam as redes sociais para criar uma comunidade de exaltação a essas doenças. Realizamos análise temática de 156 tweets pró-Ana e pró-Mia postados no período de 21 de agosto a 26 de agosto com o objetivo de problematizar o tema da alimentação. A obsessão pela magreza, as técnicas utilizadas para emagrecer e o desejo pela comida foram os temas discutidos. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rebekka Fernandes Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN

Alex Galeno, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – ; Pós-doutor em Comunicação na Universidade de São Paulo. Atualmente é professor na Pós-Graduação de Ciências Sociais/PPGCS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Coordenador do PPGCS e membro do Grupo de Pesquisa Marginália.

Published

2019-11-21

How to Cite

Dantas, R. F., & Galeno, A. (2019). Anorexia e bulimia no Twitter: obsessão, controle e desejo. Esferas, (15), 11–19. https://doi.org/10.31501/esf.v0i15.10987

Issue

Section

Dossiê Comunicação e Alimentação